O cenário atual da Crise – Emocional

Por: keepon_adm

123 Visualizações

Uma epidemia que já existia antes da covid-19 agora caminha lado a lado com a pandemia de coronavírus e preocupa autoridades e especialistas na área de saúde mental: os transtornos mentais, como depressão e ansiedade, estão impactando a população e poderão colapsar o sistema de saúde, atingindo, inclusive, a economia brasileira nos próximos anos.

O alerta amarelo surge em pesquisas realizadas por universidades e associações, durante a pandemia, e também nos dados mais atuais da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. Em 2020, o órgão confirmou recorde de 576,6 mil concessões de auxílio-doença e aposentadorias por invalidez devido a transtornos mentais e comportamentais. Os números são 26% a mais do que os registrados em 2019. Nos dois benefícios, os registros do primeiro ano da pandemia são os maiores da série histórica, iniciada em 2006.

No auxílio-doença, os afastamentos por transtornos mentais, como depressão e ansiedade, tiveram aumento de 33,7%, passando de 213,2 mil, em 2019, para 285,2 mil, em 2020. A alta dos pedidos de auxílio-doença por transtornos mentais superou aquela que costumava ser a campeã da lista: lesões causadas por fatores externos, como acidentes. Já o número de aposentadorias por invalidez concedidas em decorrência de problemas mentais subiu de 241,9 mil para 291,3 mil de 2019 para 2020, um aumento de 20,4%.

Vida de Lucas ganhou novo ritmo depois da covid-19Vida de Lucas ganhou novo ritmo depois da covid-19

Ansiedade, irritabilidade e falta da escola: durante a pandemia, a família encontrou apoio na terapia.

Para os especialistas, os números sugerem um efeito da crise causada pela covid-19 que afeta também a saúde física e mental das pessoas de forma generalizada. A Organização Mundial da Saúde projeta que a depressão e a ansiedade serão as primeiras causas de perda de capacidade de trabalho nos próximos 10 anos em todo o mundo. No ano passado, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) já havia identificado a questão da saúde mental nas Américas como uma epidemia silenciosa. Países como Brasil, México e Estados Unidos seriam os mais impactados:

— Metade dos adultos desses países estão estressados por causa da pandemia. Muitos estão usando drogas e álcool, o que pode gerar um ciclo vicioso para as doenças mentais — alertou, na época, a diretora-geral da Opas, Carissa Etienne.

Veja a reportagem completa aqui

Veja o que outras mídias nos trazem: CNN, BBC, Estadão.

Contato

Certificações

Social

falecom@jonasborin.com.br

(51) 9.8439-6110

Locais de Atendimento

Balneário Camboriú/SC

Porto Alegre/RS

Santa Maria/RS

Contato

jonasborin@gmail.com

(51) 9.8439-6110

Locais de Atendimento

Balneário Camboriú/SC

Porto Alegre/RS

Santa Maria/RS

Certificações