Hipnoterapia no Treinamento Mental Esportivo

Os atributos de um campeão

Segundo Jerry Kein, o fundador da OMNI Hypnosis Training Center, um competidor deve desenvolver quatro atributos básicos, que podem ser trabalhados pela processo de hipnoterapia:
1º Ambição – a ambição é o contrário da apatia. O genuíno desejo de conquista faz alguém chegar lá. Sem ambição, não se tem um campeão.
2º Confiança – a confiança se opõe à ansiedade. Ela é profundamente importante para o sucesso. A pessoa confiante é capaz de afastar diversos sabotadores, como a ansiedade, o nervosismo e o medo.
3º Excitação – é necessário amar e entregar-se ao que faz para que todo o resto faça sentido.
4º Poder de concentração – ele é capaz de eliminar as distrações. Um atleta precisa estar 100% presente no momento da prova, afastando qualquer pensamento alheio ao grande objetivo, e essa capacidade pode ser estimulada, desenvolvida ou potencializada em alguém.
Somos fruto da programação que recebemos ao longo da vida. Somos reflexo das nossas crenças e meios sociais em que vivemos. Acontece que não é apenas uma questão de pensar positivo para chegar lá. É preciso que o subconsciente acate essa informação.
Todos nascemos vencedores, mas quando esse potencial é minado ao longo da vida, é possível reprogramar/reeducar a mente para o sucesso.

Você sabe por que as pessoas praticam esportes? Gerald Kein, expert no estudo do poder da mente, afirmava que a vontade de vencer é o que move um atleta. Para isso, é imprescindível a combinação de dois fatores: a preparação física e a preparação mental. Mas o fato que muitos desconhecem, é que a preparação mental corresponde a 80% da performance de um esportista.
No fundo, a mente define quem vence a batalha, e a batalha é individual. Trata-se de transpor as próprias limitações para poder vencer uma disputa. Para que um atleta se torne incrível na sua modalidade, é preciso entrar na competição 100% convencido da sua capacidade de ganhar. Além do preparo físico, o atleta precisa estar convicto da sua capacidade de ganhar, pois é a mente que comanda o corpo, e trabalhá-la para a conquista do objetivo deve ser a primeira e a mais importante atitude na vida de um competidor.

A cada dia que passa o processo hipnoterapia vem sendo mais utilizado para auto cura das desordens emocionais como: ansiedade, depressão, fobias, etc. O que algumas pessoas desconhecem é o uso do condicionamento mental para melhora no desempenho de atletas de alto desempenho, amadores e entusiastas como forma de superação dos próprios resultados. Apesar de ainda não ser tão utilizado pela grande maioria, não quer dizer que se trata de uma novidade, já que grandes nomes do esporte já fizeram uso para melhora de seus resultados, sendo eles: Ayrton Senna, Arthur Zanetti, Chael Sonnen, Tiger Woods, Michael Phelps, Michael Jordan, entre outros.

Ayrton Senna: Nuno Cobra, treinador de Ayrton Senna, em seu livro “A Semente da Vitória”, revela que o piloto três vezes campeão mundial e eleito o melhor de todos os tempos, exercitava a mente por meio de visualizações e auto-hipnose. Senna, após estudar a pista, visualizava-se percorrendo o circuito, sempre na liderança, até cruzar a linha de chegada em primeiro lugar. Ele fazia isso incansáveis vezes. Além de modular ansiedade, foco e concentração, esse treino despertava um sentimento tão forte, a ponto de no dia da corrida não haver outro cenário possível, além da vitória.

Arthur Zanetti: Arthur Zanetti, exemplo de campeão, foi o primeiro atleta brasileiro a conquistar o ouro olímpico na ginástica artística, usou a hipnoterapia como ferramenta para aumentar seus níveis de concentração e também sua capacidade muscular. Hipnoterapia tem ganhado espaço entre os esportistas, fato que tem popularizado o uso em diversas atividades de alta performance. Experimente o potencial existente em VOCÊ!

Chael Sonnen: Astro do UFC em uma entrevista [aqui] ele disse ter encontrado uma ferramenta que o fez atingir o ponto máximo do seu desempenho e ficou um longo período sem perder sequer um round após ter começado seu tratamento. Fez um grande suspense sobre a “técnica milagrosa” e disse que iria apresentá-la em um possível livro. No entanto, seu segredo foi descoberto: hipnoterapia.
Sonnen se submetia a frequentes sessões de hipnoterapia onde conseguia modular a ansiedade, aumentava sua concentração e foco para os treinos e lutas e conseguia aprimorar suas técnicas e movimentos mentalmente. Treinando mente e corpo os resultados são muito mais satisfatórios.

Tiger Woods: Teve uma longa e prestigiada carreira no golfe. Ele é, sem dúvida, um dos maiores golfistas da história americana. Realizava jogadas que ninguém mais conseguiu repetir, e muitas pessoas se impressionam com sua técnica. Tiger Woods tem sido um discípulo da hipnose desde que ele tinha 13 anos, usando as técnicas de auto-hipnose para acalmar sua mente antes dos jogos.
Ele liberava sua mente de preocupações e pressão. Esta técnica permitia a Woods um melhor desempenho. A hipnose é frequentemente utilizada para esta causa. Esvaziar a mente é a forma de viver totalmente no momento presente, eliminando as influências externas e assim, conseguindo sempre dar o seu melhor. É o conceito do “Viver no Agora”.

Michael Phelps: Nadador e o maior medalhista da história das olimpíadas, quebrou 37 recordes mundiais, e revelou fazer sua programação mental utilizando hipnose e imagética. Phelps fazia visualizações a fim de encontrar alternativas para cada um dos possíveis imprevistos e obstáculos, para que automaticamente fosse capaz de reverter as circunstâncias negativas quando elas surgissem.

Michael Jordan: Astro do basquete passava por sessões de hipnoterapia durante a temporada e fazia auto-hipnose antes de cada jogo para melhorar a sua resistência mental. O desempenho de Jordan era sempre tão diferenciado que logo seu treinador Phil Jackson utilizou em todo o time do Chicago Bulls e foi justamente na temporada em que o time mais se destacou.

A hipnose tem ganhado espaço entre os esportistas, fato que tem popularizado o uso do termo “hipnose esportiva”, e tem crescido também entre os gamers e jogadores de pôquer, disputas que utilizam a mente mais do que o físico.

Benefícios da hipnose no esporte:

  • Aumento de desempenho e da resistência física;
  • Aumento de sensação corporal, controle corporal, sequência de movimentos, automatismos;
  • Aumento de foco e concentração;
  • Aumento e construção de autoconfiança;
  • Aumento da perseverança;
  • Aumento (ou criação) de motivação;
  • Otimização/internalização do Estado de Flow;
  • Gerenciamento de cansaço e sofrimento;
  • Otimização de disciplina e da implementação de táticas e técnicas;
  • Desenvolvimento de músculos;
  • Recuperação intensiva pós-treino ou competição (regeneração física e mental);
  • Recuperação acelerada de ferimentos ou cirurgias;
  • Identificação e eliminação de crenças limitantes;
  • Eliminação do medo do fracasso;
  • Eliminação do medo do público;
  • Eliminação do medo do sucesso (sim, ele existe!);
  • Eliminação de ansiedade e sentimentos negativos perante adversários;
  • Solução de bloqueios de diversos tipos;
  • Criação de resiliência inabalável;
  • Promoção de espírito de equipe;
  • Ocultação de Interferências (árbitros, provocações e audiência)

Além disso, é possível o hipnoterapeuta desenvolver um tratamento exclusivo, baseado nas necessidades dos atletas, a fim de sanar fragilidades e potencializar os pontos fortes.

Contato

Certificações

Social

falecom@jonasborin.com.br

(51) 9.8439-6110

Locais de Atendimento

Balneário Camboriú/SC

Porto Alegre/RS

Santa Maria/RS

Contato

jonasborin@gmail.com

(51) 9.8439-6110

Locais de Atendimento

Balneário Camboriú/SC

Porto Alegre/RS

Santa Maria/RS

Certificações